Turismo

Informações:


Acesso ao SAU do aluno (sistema acadêmico)

Guia de retomada das atividades presenciais 2022

 

Informações do Curso

  1. Curso: Turismo - Bacharelado
  2. Título Conferido: Bacharel em Turismo
  3. Turno de Oferecimento: Matutino
  4. Período Integralização Curricular: mínimo 3 (três) anos e 6 (seis) meses e máximo 6 (seis) anos
  5. Carga horária:  Conselho Nacional de Educação (CNE): 2.400 horas/Carga horária do Curso da UEMS: 2.858 hora/aula
  6. Modalidade de oferta: Presencial
  7. Endereço: Bloco B, Unidade Universitária de Campo Grande, Avenida Dom Antônio Barbosa, n° 4155, Bairro Santo Amaro, Campo Grande - MS, CEP: 79115 - 898. Contato: (67) 3901- 4616/ E-mail: turismo.cg@uems.br
  8. Secretaria acadêmica (Alice): Bloco A, piso superior. Contato: (67) 3901-2252/E-mail: sec.turismocg@uems.br.

 

 

Áreas de Atuação 

O Curso de Turismo (Bacharelado) prioriza formar profissionais devidamente capacitados para atuar na área empreendedora, podendo gerenciar interesses de negócios e empreendimentos turísticos, bem como estar qualificado para elaborar projetos de ação empreendedora nos órgãos oficiais gestores de turismo e em empresas turísticas do setor privado e público.

Enfim, o corpo docente do curso visa o preparo de um profissional que possa atuar como:

1. Planejador e gestor com visão abrangente, capaz de analisar e interpretar na sociedade globalizada e local, os diferentes cenários sociais, as mudanças econômicas e seus efeitos políticos, o mercado turístico nacional e internacional - sua competitividade e complexidade, e as diversidades culturais existentes, bem como analisar e entender e a interação destes com as atividades decorrentes do turismo;

2. Elaborador e executor de planos, programas e projetos relacionados ao turismo estando apto para propor e executá-los em empresas públicas e privadas;

3. Colaborador e articulador das políticas nacionais e regionais compatíveis com as tendências dos diferentes segmentos do turismo, sendo capaz de analisar as possibilidades factíveis dos efeitos das políticas públicas no sentido de promover o desenvolvimento das diferentes regiões do país e de MS.

4. Gerenciador de empresas turísticas do setor privado e público de estabelecimentos prestadores de serviços turísticos (meios de hospedagens, transportadoras, agências de turismo, empresas promotoras de eventos) e outras áreas afins, mostrando-se apto para acompanhar todos os seus aspectos, inclusive, a parte jurídica e ambiental;

5. Pesquisador apto para coletar e analisar dados que possam contribuir para caracterizar o perfil da oferta e da demanda de localidades com potencial turístico e empreendimentos turísticos;

6. Mentor e executor de planos e programas municipais, regionais e estaduais para o turismo, que objetivam ordenar e gerenciar a implantação de empreendimentos e empresas turísticas do setor público e privado;

7. Planejador e organizador de eventos: encontros, congressos, seminários, feiras, festivais, e outros de caráter social, cultural, científico e econômico;

8. Empreendedor criativo com capacidade de liderar e administrar grandes negócios da área turística, sabendo com devida habilidade articular e viabilizar os recursos financeiros, humanos e materiais para a execução de seus propósitos.